Com nota do Enem, estudante do Colégio Santo Antônio passa em faculdade na Europa

A vontade de estudar em Portugal é a realização de um sonho

Com nota do Enem, estudante do Colégio Santo Antônio passa em faculdade na Europa

Com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante Tamara Souza Rodrigues Moreira, de 18 anos, passou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. Estudante do Colégio Salesiano Santo Antônio (CSSA), ela foi aprovada para estudar Jornalismo e Comunicação. A vontade de estudar em Portugal é a realização de um sonho.

“Eu sempre tive vontade de estudar fora, quando comecei a pesquisar sobre as faculdades, me encantei pela Universidade de Coimbra e tudo que ela oferece, assim como pela história e tradição da cidade, que é conhecida como ‘cidade dos estudantes’. Além disso, a Universidade aceita as notas do Enem e apesar das variações, temos uma língua parecida, o que facilita um pouco a compreensão”, afirmou.

Tamara estudou no Colégio Salesiano Santo Antônio do 9º ano do fundamental até a 3º série do Ensino Médio, onde se preparou para o Enem e contou com a relação de ensino-aprendizagem que se estabelece no Colégio desde a Educação Infantil, perdura nos anos do Ensino Fundamental e se consolida no Ensino Médio.

“No CSSA o aluno tem experiências que ajudam na formação de seu caráter, assim como ajudou no meu. Além disso, há diversas atividades, que o faz crescer, ter disciplina e noção de tempo com as provas, simulados e trabalhos. Todavia, também terá seus momentos de muita diversão, com os projetos da Pastoral e até mesmo em sala com trabalhos que envolvem muita dinâmica. Estudar no Salesiano Santo Antônio foi uma das melhores coisas que me aconteceu, fiz amizades para a vida, que me ajudaram a passar por momentos muito difíceis e a chegar onde cheguei. Serei sempre grata pela oportunidade que tive”, finaliza Tamara. 

Novo material didático

Buscando atender a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Colégio Salesiano Santo Antonio irá atualizar a partir de 2021 o seu material didático oferecido aos alunos como o Sistema de Ensino Bernoulli. As mudanças mais significativas são referentes ao Ensino Médio, com a implementação dos itinerantes formativos a partir de 2022. No próximo ano, também será ofertado um curso de libras e posteriormente Matemática Financeira.

“A nossa implementação da BNCC acontece já em 2021. Esse material vem com um aporte muito interessante porque vem com seu conteúdo fascicular e facilita essa estrutura. Com essa mudança, a gente vai ter mais segurança agora para começar o desenvolvimento da proposta de BNCC, que altera não só a forma como a gente entende ensino médio – como eu e você estudamos -, mas joga a responsabilidade muito cedo para o estudante, da facilidade que ele tem [de se aprofundar] em uma área ou outras.”, explica o coordenador Franco Garcia, ao Olhar Direto.

O itinerário formativo está previsto para começar a ser aplicado em 2022. As mudanças a serem feitas visam oferecer, futuramente, um ensino integral aos alunos dentro dos parâmetros da BNCC. “Cada escola pode trazer o formato que quiser dentro da BNCC. (…) Vamos chegar ao final do ciclo trabalhando com a carga completa, que seria de 4,2 mil horas no total, que é o ensino integral. O nosso colégio está buscando chegar no ensino integral já com a proposta da BNCC”.

Todas as matérias ofertadas são distribuídas ao longo dos três anos do Ensino Médio, conforme a proposta da BNCC, ficando a cargo de cada instituição fazer o remanejo das horas de conteúdo obrigatório junto aos itinerários formativos. No caso do Colégio Salesiano Santo Antonio, as horas serão distribuídas da seguinte forma: 1000h no primeiro ano, 700h no segundo e 100h no terceiro, possibilitando que o estudante preencha sua grande com os itinerários desejados.

“Esse primeiro bloco, tem 1,8 mil horas. Se a gente for dividir o equivalente nos três anos do ensino médio, seriam três aulas por dia. Isso é muito pouco. Ele traz 1800 no máximo e uma complementação da opção do estudante. No nosso caso, vamos começar a implementação em 2022 do itinerário formativo com ciências humanas e linguagens, e ciência da natureza e matemática.”

FONTE: Olhar Direto

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