Cuiabá deve ganhar espaço cultural com anfiteatro e mirantes

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Projeto ainda prevê salas para o ensino de artes cênicas, biblioteca e café literário

Cuiabá deve ganhar espaço cultural com anfiteatro e mirantes
Foto: Ilustração

Um anfiteatro, salas para o ensino de artes cênicas, biblioteca, salas de arquivo e pesquisa, café literário e mirantes voltados para o centro histórico. Este é o projeto para o prédio anexo à Casa Barão de Melgaço, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, que deve se tornar um novo espaço cultural de Mato Grosso.

O centro cultural será viabilizado com recursos de uma emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes (PL). Totalizando R$ 2,3 milhões, já confirmados no Orçamento Geral da União, o projeto visa reformar totalmente o edifício vizinho à Academia Mato-grossense de Letras (AML) e ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

Aliás, o novo espaço irá atender demandas antigas das duas instituições. A presidente IHGMT, Neila Barreto, lembra que o instituto não dispõe de recursos para acomodar o seu acervo histórico e a nova estrutura vai possibilitar isso. Ela acrescenta que também vai contribuir para revitalização do centro histórico de Cuiabá, além de promover a inclusão da comunidade.
 
As obras devem ser iniciadas assim que o projeto arquitetônico – que já está em desenvolvimento – for concluído. O responsável é o arquiteto Paulo Crispim, que conta com a colaboração da Associação Cena Onze.
 
“Pretendemos transformar esse espaço com sérios problemas de deterioração em um espaço humanizado e pronto para receber a comunidade”, explica o fundador da Associação Cena Onze, Flávio Ferreira. Aliás, o Cine Teatro Cuiabá, outra edificação histórica, está sob gestão da Associação desde 2016.
 
A atual presidente da AML, Sueli Batista, reforça a importância do novo centro cultural como espaço para a convergência de todas as artes, além de impulsionar a pesquisa sobre parte significativa da história de Mato Grosso e do Brasil.

Fonte: Leia Agora

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *