Mães LGBTQIA+ trocam os tradicionais panfletos por flores

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Membros da Organização Não Governamental Mães da Diversidade realizaram uma “flor-fletagem”, na praça Alencastro, nesta terça-feira (15). Forma distribuídas flores a quem passava, esclarecimento sobre a identidade de gênero e acolhimento aos filhos LGBTQIA+

ato maes da diversidade
Foto: João Vieira/ Gazeta Digital

A coordenadora da Ong, Josi Marconi, relatou que as pessoas estavam muito abertas ao diálogo sobre os assuntos de gênero. Algumas mães se emocionaram ao falar dos filhos e do tema de modo geral.


Josi é mãe de uma lésbica. Ela fala com propriedade e garante que LGBTQIA+ não destroem família. “O que destrói é a falta de amor”, frisa. A filha é casada com outra mulher há 10 anos.


“É muito importante essa luta pelos nossos filhos e filhas. Nós queremos que eles sejam felizes. Essa luta é para que eles e elas continuem amando quem quiserem. A gente só quer que tenham os mesmos direitos”, afirma.


Na avaliação de Josi, houve avanços na conquista de direitos e quebra de preconceito. Mas ainda há muito o que se fazer.
“Hoje é possível a mudança de nome no registro civil, casamento, atendimento ambulatório. Mas ainda há muito preconceito na sociedade”, pondera.


A Ong foi fundada em 2015, por Josi, como uma forma de ajudar outras mães. Ela é professora e já trabalhava questões de gênero no mestrado, mas quando viu a filha se assumir lésbica foi diferente.


“Eu tinha entendimento. Porém quando é com a gente é mais difícil,. Não estamos preparadas, ficamos sem chão, tem o luto, a preocupação com o que vai acontecer com nossos filhos. Vi que havia outras mães passando pela mesma situação e resolvemos nos unir”, conta.


O ato desta terça-feira se estendeu por horas e celebra o mês do orgulho LGBTQIA+.


“O ato é para mostrar à sociedade que LGBTs têm mães. É também para reforçar que ser homofóbico é crime e amar não é”, diz a Ong.

Fonte: Gazeta Digital

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *