Secretaria de Saúde alerta que procura pela vacina da gripe está baixa em Sorriso

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

No perímetro urbano, a vacina está disponível em seis UBSs

Foto: Portal Sorriso/Arquivo

Desde o início da imunização contra a Influenza (gripe) em 14 de abril até o momento, Sorriso imunizou 13.040 pessoas, o que equivale a 48% do total geral do público alvo, estimado pelo Ministério da Saúde em 25.548 pessoas para o Município. O número, alerta o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, é baixo.

“São mais de dois meses de campanha e não atingimos 50%. Nosso apelo é para que integrantes do público-alvo procurem as unidades e se imunizem. Em Sorriso, na área urbana, temos unidades que só estão imunizando contra a gripe. Sabemos que as pessoas temem a covid-19 e realizamos essa separação”, frisa.

De acordo com os dados disponibilizados no Portal Localiza SUS, 5.202 crianças, sendo que 569 delas que forma imunizadas pela primeira vez já receberam também a segunda dose; 3.397 idosos acima de 60 anos; 1.074 trabalhadores da saúde; 875 pessoas com comorbidades; 761 professores; 863 gestantes; 96 puérperas; 94 trabalhadores das forças de segurança; 82 caminhoneiros; 17 portadores de deficiências permanentes e 10 trabalhadores do transporte saúde foram imunizados.

E quem integra esses grupos e ainda não procurou uma Unidade Básica de Saúde para receber a vacina, pode procurar as Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. Marchioro pontua que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.

Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.

Especificamente em relação a quem recebeu o imunizante contra a covid-19, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a gripe. “Ressaltamos mais uma vez que é seguro e recomendado a aplicação da vacina da gripe para quem já recebeu o imunizante contra a covid-19; então se você é público-alvo da imunização da gripe e já faz 14 dias da vacina contra a covid, pode ser imunizado tranquilamente”, explica Kátia.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Fonte: Portal Sorriso 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *