Américo Martins: Expectativa é que Putin não se manifeste sobre vitória de Trump
A vitória de Donald Trump nas eleições americanas contra Kamala Harris nesta quarta-feira (6) gerou diversas reações ao redor do mundo. Américo Martins, analista sênior da CNN, destaca que líderes com tendências mais autoritárias e conservadoras foram os que fizeram os agradecimentos mais calorosos ao republicano.
Silêncio das potências rivais
O analista chama atenção para o silêncio de duas figuras importantes no cenário internacional: os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China. “Existe até uma expectativa que o Vladimir Putin nem dê os seus parabéns ao Trump”, afirma Martins, mencionando uma declaração do porta-voz russo que sugere que Putin pode não se manifestar sobre o resultado.
Quanto à China, espera-se alguma manifestação, mas Martins adverte: “Não espere, especialmente da China, nenhuma saudação à democracia”. O analista ressalta que ambos os líderes, representantes de potências rivais dos Estados Unidos, provavelmente estão pesando cuidadosamente suas palavras antes de qualquer pronunciamento oficial.
A vitória de Trump reflete, segundo Martins, o descontentamento do eleitorado americano com a presidência de Joe Biden e o rumo da economia do país. “Essa é a beleza da democracia, você mudar de governante quando há uma grande insatisfação na maioria do eleitorado”, conclui o analista, destacando a importância do processo democrático na alternância de poder.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Américo Martins: Expectativa é que Putin não se manifeste sobre vitória de Trump no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS