14 de Novembro comemora-se o Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante

14 de novembro é o 318.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 47 para acabar o ano

Em 14/11/2017 09:35:00 na sessão Entretenimento

Foto: Ilustrativa

Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.

A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Origem do Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.

No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.

Dia do Bandeirante

O Dia do Bandeirante é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.

A data homenageia os personagens responsáveis por desbravar e ajudar a conquistar e proteger grande parte do território brasileiro durante o período da colonização portuguesa: os bandeirantes.

Bandeirantes eram chamados os exploradores que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil, uma região até então inexplorada, em busca de ouro e pedras preciosas. Foram responsáveis pela expansão do território nacional, mas ao mesmo tempo, um dos principais inimigos dos indígenas da época.

Os bandeirantes caçavam os índios e negros e escravizavam-os durante as expedições. Foram um dos grandes protagonistas do sistema escravocrata no período do Brasil Colonial.

As expedições organizadas por grupos particulares (senhores do engenho, fazendeiros, comerciantes) eram chamadas de Bandeiras, já os grupos de desbravadores enviados pelo governo recebiam o nome de Entradas.

Origem do Dia do Bandeirante

O Dia do Bandeirante é celebrado em 14 de Novembro, no entanto não há um registro que oficialize a data ou que explique o motivo para a sua escolha.

Mas, as comemorações acontecem em todo o país, principalmente nas escolas. Os alunos realizam atividades que lembram a importância que estes personagens tiveram para a construção da história do Brasil.

Fonte: Calendarr



Por olharcidade2@gmail.com 14/11/2017 09:35:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento