Seja bem-vindo
Matupá,14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Imagem do “cometa do século” revela fenômeno inesperado em sua cauda

cnnbrasil.com.br
Imagem do “cometa do século” revela fenômeno inesperado em sua cauda
Publicidade

A imagem astronômica do dia publicada pela Nasa nesta segunda-feira (11) mostra um fenômeno inesperado no cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), apelidado de “cometa do século”: uma faixa escura no meio de sua longa cauda brilhante.


Publicidade
O efeito não é comum e, segundo a Nasa, tem sido objeto de debate entre os astrônomos. Segundo a agência espacial, existem algumas possíveis causas para a faixa mais escura na cauda do cometa: uma pluma de poeira mais escura; a sobreposição de diferentes partes da cauda brilhante causando este efeito ótico; ou a sombra projetada por uma parte da coma (a nuvem de poeira e gás ao redor do núcleo do cometa) em partículas de poeira.




Na imagem, tirada em 14 de outubro, do Texas, nos Estados Unidos, também é possível ver sua longa cauda brilhante e uma fina anticauda, que fica “na frente” do cometa, como se apontasse a direção que ele deve seguir.


Veja a imagem completa:




Imagem do “cometa do século” intriga cientistas com fenômeno inesperado na cauda • Bray Falls

A cauda de um cometa geralmente é formada por íons – gases ionizados por fótons ultravioletas soprados pelo vento solar que adquirem um tom azulado – e por poeira e gelo, que adquirem a cor branca.


Já a anticauda é um fenômeno óptico mais raro, que ocorre graças a nossa perspectiva de observação a partir da Terra. O traço fino de luz é formado pela poeira deixada para trás pelo cometa enquanto ele completava sua órbita ao redor do Sol.


O “cometa do século” atingiu sua proximidade máxima da Terra em meados de outubro e ficou visível no céu noturno por quase um mês. Agora, o corpo celeste já se distanciou consideravelmente e está saindo de nosso Sistema Solar.


ET’s podem ter se autodestruído em mudança climática, diz estudo



Este conteúdo foi originalmente publicado em Imagem do “cometa do século” revela fenômeno inesperado em sua cauda no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.