04 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Propaganda, Pedicuro, Orientador e Perito Criminal

4 de dezembro é o 338.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 27 para acabar o ano.

Em 04/12/2017 07:36:00 na sessão Entretenimento

Dia Mundial da Propaganda

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente em 4 de dezembro.

A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: "a propaganda é a alma do negócio".

Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como "armas" para conseguir conquistar e persuadir os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender.

A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo.

Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc.

No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional da Propaganda (17 de outubro).

Origem do Dia Mundial da Propaganda

Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires.

Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.

Dia do Pedicuro

O Dia do Pedicuro é celebrado anualmente em 4 de dezembro.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam ao cuidado estético dos pés de seus clientes, fazendo desde hidratações até outros tratamentos que visam deixa-los mais bonitos e sadios.

As mulheres costumam ser as clientes mais assíduas dos pedicuros, principalmente para tratar das unhas dos pés, mas os homens também começam a assumir a sua posição neste mercado de beleza.

Atualmente, os pedicuros costumam trabalhar como autônomos, normalmente em salões de beleza ou centros de estética.

Origem do Dia do Pedicuro

A origem desta data é uma homenagem a criação da Associação Brasileira de Pedicuro (ABP), em 4 de dezembro de 1964, em São Paulo.

Posteriormente, a ABP passou a ser chamada Associação Brasileira de Podólogos, em 1986.

Dia do Orientador Profissional

O Dia do Orientador Profissional (ou Dia do Orientador Educacional) é celebrado anualmente em 4 de dezembro.

Esta data visa homenagear o profissional que se dedica a auxiliar os alunos durante o processo de aprendizagem. A sua principal função é ajudar os jovens a encontrarem a sua vocação profissional, através de métodos psicológicos e pedagógicos.

Normalmente, os orientadores profissionais atuam nas escolas, subordinados à direção ou supervisão pedagógica da instituição, dando aconselhamento aos alunos e preparando ações que auxiliem os jovens a escolher o melhor caminho profissional para os seus futuros.

Por norma, os orientadores profissionais são formados em pedagogia. Em alguns casos, também podem atuam nos chamados Centros de Orientação Profissional, localizados nas agências de empregos em todo o país.

De acordo com a lei, esta profissão é reconhecida sob o nome de Orientador Educacional, através da lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.

Dia do Perito Criminal Oficial

O Dia do Perito Criminal Oficial é comemorado anualmente em 4 de dezembro no Brasil.

A data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça.

O Dia do Perito Criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime.

O perito criminal é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, analise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

Origem do Dia do Perito Criminal

O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

A Associação Brasileira de Criminalística - ABC aprovou a data 4 de dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

Fonte: Calendarr



Por olharcidade2@gmail.com 04/12/2017 07:36:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento