Alckmin anuncia objetivo de redução de emissões em até 67% até 2035, na COP29
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta terça-feira (12), durante seu discurso COP29, a nova Contribuição Nacional Determinada (NDC na sigla em inglês), que pretende reduzir a emissão de gases do efeito estufa até 2035.
A proposta foi apresentada pelo governo brasileiro na última semana e visa alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂ equivalente, até 2035.
Na plenária de líderes mundiais da cúpula, Alckmin também disse que se omitir agora terá um custo para o futuro. “Temos a consciência e o comprometimento de que só há um futuro se for sustentável”.
O líder da delegação brasileira também expressou que o êxito da próxima edição, sediada no Brasil, depende da cúpula deste ano. “O sucesso da COP29 é fundamental para o sucesso da COP30”.
Em nome do presidente Lula, que não viajou por recomendações médicas após sofrer um acidente doméstico, o vice-presidente convidou a todos para a próxima conferência.
Antes do discurso, o vice-presidente se reuniu com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Alckmin anuncia objetivo de redução de emissões em até 67% até 2035, na COP29 no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS