Famato realiza visita institucional à UFMT para fortalecer parcerias em educação e pesquisa voltadas ao agronegócio
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelo gestor jurídico Rodrigo Bressane e uma equipe técnica composta por Tatiana Monteiro (gestora de Meio Ambiente) e Alex Oliveira Rosa (analista de Agricultura), realizou uma visita institucional à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para dialogar com a reitora Marluce Souza e Silva. O encontro também contou com a presença de Rodrigo Silva, gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A reunião teve como foco a construção de parcerias educacionais e de pesquisa, visando ao fortalecimento de laços entre o setor produtivo rural e a instituição de ensino.
A reunião buscou explorar iniciativas educacionais e de pesquisa voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação no agronegócio, fortalecendo a conexão entre a academia e o setor produtivo rural. Entre as ideias discutidas, a Famato se prontificou a oferecer o suporte de sua equipe técnica e a assistência do Senar-MT para a realização de palestras, cursos e disseminação de informações sobre práticas agrícolas, sustentabilidade, tecnologia e gestão rural para todo o estado de Mato Grosso. O objetivo é gerar mais conhecimento e capacitação para estudantes e professores, promovendo uma sinergia que beneficie tanto a formação acadêmica quanto as necessidades do mercado.
A reitora Marluce Souza e Silva manifestou sua satisfação com a visita e com a disposição da Famato em colaborar com a UFMT. “A Universidade Federal de Mato Grosso está aberta e empenhada em construir parcerias que promovam a ciência e o desenvolvimento sustentável no agronegócio. Agradecemos à Famato pelo diálogo e pela iniciativa em aproximar o setor produtivo da universidade. Podemos, sim, trabalhar juntos para desenvolver pesquisas e soluções que impactem positivamente o setor rural, a comunidade acadêmica e o estado de Mato Grosso.”
Também participaram do encontro o vice-reitor, Silvano Macedo, professores da Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) e da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ). O juiz Jorge Iafelice esteve presente, representando a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). O diretor executivo do Fórum Agro, Xisto Bueno e o gestor de Marketing, Olyntho Neves, também integrou a comitiva.
COMENTÁRIOS