09 de Janeiro comemora-se o Dia do Astronauta e Dia do Fico

9 de janeiro é o 9.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 356 para acabar o ano.

Em 09/01/2018 09:19:00 na sessão Entretenimento

Dia do Astronauta

O Dia do Astronauta é comemorado anualmente em 9 de janeiro.

Desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase "a Terra é azul", o ser humano dava o importante passo na história da astronomia e exploração do espaço.

De lá pra cá, a corrida espacial proporcionou importantes marcos na história da humanidade, os quais foram protagonizados pelos astronautas, também chamados de cosmonautas. Um desses acontecimentos mais importantes foi a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969.

Em 2006, foi a vez de o Brasil entrar para o aclamado rol de astronautas que tiveram o privilégio de admirar o "planeta azul" do espaço. Marcos Pontes se consagrou como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, após passar por um treinamento de oito anos na Nasa.

O Brasil e outros 15 países ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional (ISS- International Space Station, em inglês), a mais moderna instalação feita pelo ser humano no espaço.

Origem da comemoração

Essa comemoração surge em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Dia do Fico

O Dia do Fico é celebrado anualmente em 9 de janeiro. Isso acontece porque foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro I disse a famosa frase "se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

A Corte portuguesa queria reverter o estatuto do Brasil novamente para colônia e estava exigindo que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal. Assim, essa frase revela a rebeldia do príncipe regente às ordens da Corte.

D. Pedro de Alcântara a disse depois de ter sido convencido por 8 mil assinaturas que pediam para que ele ficasse no Brasil. Essas assinaturas foram recolhidas pelos liberais radicais que, juntamente com o Partido Brasileiro, já vinham tentando manter a autoridade do Brasil.

Na data, que ficou conhecida historicamente como o Dia do Fico, D. Pedro fortaleceu o movimento separatista no Brasil, até então considerado uma extensão de Portugal. É por esse motivo que esse dia é tão importante para o Brasil. O Dia do Fico representa um dos mais importantes passos rumo à independência do país, o que aconteceu no dia 7 de setembro desse mesmo ano, 1822.

Fonte:

Calendarr



Por olharcidade2@gmail.com 09/01/2018 09:19:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento