Ataque no Afeganistão deixa 10 pessoas mortas, afirma Ministério
Pelo menos 10 pessoas foram mortas nesta sexta-feira (22) após um ataque feito por homens armados na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Abdul Mateen Qaniee.
Desde 2021, após a saída das tropas americanas, o grupo islâmico Talibã controla o país e promete restaurar a segurança da nação devastada pela guerra.
Formado em 1994, o atual governo do Afeganistão foi criado por ex-combatentes da resistência afegã e militantes islâmicos sunitas que lutaram contra as forças invasoras soviéticas nos anos 80.
O grupo esteve no poder até 2001 quando os Estados Unidos invadiram e entraram em uma guerra no país que durou 20 anos.
O retorno ocorreu após o presidente americano Joe Biden iniciar o processo de retirada das tropas dos EUA do Afeganistão em 2021.
Apesar disso, desde então o Afeganistão tem enfrentado dificuldades com a segurança e registrado uma série de ataques, muitos deles reivindicados pelo braço local do grupo militante Estado Islâmico.
Em setembro 14 pessoas foram mortas e outras seis ficaram feridas em um ataque reivindicado pelo EI na região central do país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque no Afeganistão deixa 10 pessoas mortas, afirma Ministério no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS