12 de Fevereiro, Dia do Orgulho Ateu e Dia da Mão Vermelha

12 de fevereiro é o 43.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 322 para acabar o ano.

Em 12/02/2018 07:38:00 na sessão Entretenimento

Dia do Orgulho Ateu

O Dia do Orgulho Ateu é comemorado no dia 12 de fevereiro, a data foi escolhida por uma comunidade de São Paulo.

O Ateísmo é praticado por pessoas que rejeitam ou não acreditam em uma crença específica, e nem em suas respectivas divindades. Estes indivíduos começaram a se identificar como ateus no século XVIII.

Atualmente ainda existem muitos autores que discutem sobre qual a forma mais apropriada de se classificar o ateísmo, e muitas propostas tem sido feitas para que seja possível definir as diferentes práticas dos ateus.

O termo "ateísmo" teve origem no século XVI, na França. Porém, desde a antiguidade clássica e o período védico já são documentadas praticas que hoje em dia seriam reconhecidas como ateístas.

Embora o Dia do Orgulho Ateu tenha sido criado em São Paulo, o lugar que possui o maior número de cidadãos "sem religião" no Brasil, é o Rio de Janeiro.

Dia da Mão Vermelha

O Dia da Mão Vermelha verifica-se a 12 de fevereiro.

Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta situação.

O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança, assinado por mais de 100 países.

Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são meninas.



Por olharcidade2@gmail.com 12/02/2018 07:38:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento