14 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Café, Dia Nacional do Neurocirurgião e Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

14 de abril é o 104.º dia do ano no calendário gregoriano (105.º em anos bissextos). Faltam 261 para acabar o ano. Índice.

Em 14/04/2018 07:38:00 na sessão Entretenimento

Dia Mundial do Café

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril.

A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Dia Nacional do Café

O Dia Internacional do Café ainda não foi oficializado e também não existe um registro que conte a sua origem, no entanto, como o café é amado e consumido em vários países pelo mundo, cada nação criou o seu Dia Nacional do Café.

No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio.

Dia Nacional do Neurocirurgião

A escolha de 14 de abril como Dia do Neurocirurgião é uma homenagem do deputado federal Aluízio Santos Junior a Paulo Niemeyer, profissional da área nascido nessa data há cem anos.

O autor da Lei 4.436/2012 escreveu um texto sobre os motivos que o levaram a essa homenagem.

"Criado em uma família de católicos, Paulo Niemeyer foi educado em casa até os 11 anos. Com essa idade, ele foi matriculado no Lycée Français, em Laranjeiras. Em 1930, ingressou na Faculdade de Medicina, então no campus da Praia Vermelha. Tinha 17 anos quando foi trabalhar na Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro, em 1931. Em 1939, passou em primeiro lugar no concurso para a Assistência Pública, onde criou o serviço de neurocirurgia. Em 1945, Niemeyer introduziu no Brasil a angiografia cerebral e a radiografia das artérias cerebrais.

Ocupou vários postos na Santa Casa até chegar ao cargo de provedor, a autoridade máxima da instituição, jamais recebendo um centavo por seus serviços no hospital. "Costumamos dizer que é o espírito de misericórdia que nos move, de fazer algo pelo doente, além do interesse de aprender e de ensinar", teria dito.

Pautado em sua figura como médico e neurocirurgião, pretendemos homenagear a toda a classe de médicos neurocirurgiões. Cidadãos dedicados à causa da medicina e à interminável luta de tratar do ser humano, com carinho, ciência e dedicação."

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva


No ano de 2004, o Sistema Conselhos de Psicologia instituiu o dia 14 de abril como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. O objetivo foi mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.

Em consonância com a Constituição Brasileira de 1988 - que, em seu artigo 206, diz que o ensino será ministrado com base nos princípios da "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola" -, com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e com a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais (1994), o Governo Federal, através da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação, iniciou, em 2003, o "Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade". O programa tem como objetivo disseminar em todo o território nacional a política de inclusão, no sistema regular de ensino, dos alunos com deficiência.

A Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística e democrática que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.



Por olharcidade2@gmail.com 14/04/2018 07:38:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento