- Secretário de transportes do Pará é denunciado por improbidade administrativa na construção de estradas
- Preço da carne bovina volta a subir nos mercados do Pará, aponta Dieese
- Inquérito investiga se proprietários de fazendas e órgãos públicos têm responsabilidade em alagamentos em Paragominas-PA
- Suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas são presos em São Félix do Xingu
- Professores da rede municipal de São Domingos do Araguaia bloqueiam BR-153
- Polícia Civil prende homem tentando depositar notas falsas em Barra do Garças
- Polícia Civil identifica corpo encontrado em estado de decomposição e possíveis suspeitos de homicídio em Confresa
- PMs denunciam índios por ameaça após confusão em estádio de futebol em São José do Xingu
- Vereadores aprovam RGA e aumentam próprio salários em Vila Rica, MPE apura o caso
- Quadrilha envolvida em homicídio por disputa de "área" é presa em Confresa
Ministro da Segurança anuncia a criação de um Centro Integrado de Inteligência no PA
Anúncio foi feito em resposta à recusa do governador do Pará à intervenção da Força Nacional no estado após onda de violência que deixou 34 pessoas mortas na Grande Belém
Em 14/04/2018 00:44:00 na sessão Entretenimento
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou nesta sexta-feira (13) que o Pará será a nova sede do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Norte. A medida foi uma resposta do ministro à recusa do governador do Estado, Simão Jatene, a oferta do envio da Força Nacional ao estado após onda de violência ocorrida esta semana na Grande Belém: uma série de assassinatos fez 12 vítimas; 22 pessoas morreram em tentativa de fuga em massa do presídio de Santa Izabel; e bandidos armados atacaram um trailer da Polícia Militar, atingindo uma agente.
De acordo com o Ministério, a medida foi um pedido das bancadas parlamentares da Câmara e do Senado, com aval do presidente Michel Temer. Com a nova instalação, o Pará será o segundo estado do Brasil a receber um centro de inteligência. O Ceará foi o primeiro e a estrutura ainda está em fase de implantação.
O Centro busca unificar a ação de combate ao crime organizado, e reúne agentes de inteligência de todos os estados que as compõem, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Na noite da última quinta-feira (12), o governador Simão Jatene recusou formalmente a proposta feita pelo ministro Raul Jungmann para a intervenção da Força Nacional no estado. Em nota, o governador informou que agradece a proposta, mas esclarece que a melhor forma do Governo Federal ajudar o Pará deve ser feita com "a adoção de medidas que evitem a reprodução de episódios lamentáveis que vêm ocorrendo em todos os Estados, contribuindo assim, efetivamente, para o enfrentamento da questão da segurança pública em todo o país".
Fonte: G1 PA