02 de Junho, Dia Internacional da Prostituta e Dia do Pneumologista

2 de junho é o 153.º dia do ano no calendário gregoriano (154.º em anos bissextos). Faltam 212 para acabar o ano.

Em 02/06/2018 07:30:00 na sessão Entretenimento

Foto: Ilustrativa

Dia Internacional da Prostituta

O Dia Internacional da Prostituta celebra-se a 2 de junho.

O dia mundial das prostitutas não é nenhuma brincadeira. Este dia tem o objetivo de denunciar a discriminação e a exploração das prostitutas a nível mundial, assim como as precárias condições de vida e de trabalho.

A origem do dia internacional das prostitutas está no protesto de 2 de junho de 1975, quando mais de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, França, em protesto contra a repressão sofrida na altura. O protesto visava as multas recebidas, as detenções e os assassinatos de colegas que não eram investigados.

A cobertura mediática do incidente levou a mais protestos organizados por prostitutas, quer em França, quer noutros países do mundo. Apesar do apoio da população, a ocupação terminaria na madrugada de 10 de junho, após uma violenta expulsão pela polícia. A brutalidade das autoridades levaria a uma maior indignação e desde 2 de junho de 1976 se relembra então anualmente este incidente e se visa a regularização da profissão que é considerada a mais antiga do mundo.

Dia do Pneumologista

O dia 2 de junho é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) como a data para homenagear os médicos que se dedicam à prevenção e ao tratamento de doenças respiratórias, os Pneumologistas.

Além de diagnosticar, tratar, medicar e curar, conscientizar é parte importante da rotina do Pneumologista. Uma das missões do profissional é contribuir para o esclarecimento da população a respeito do tabagismo e do controle de doenças crônicas e infecções, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia, entre outras.

Relevante destacar que as doenças respiratórias são a principal causa de morte entre as crianças menores de um ano e adultos com mais de 60 anos, sendo a DPOC a 5ª doença mais letal do Brasil, atingindo cerca de 6 milhões de pessoas.

Além disso, o país é o 8º no mundo com mais casos de asma. Aproximadamente 20% dos brasileiros têm ou apresentaram algum sinal da doença.

A pneumonia é a enfermidade mais atendida no SUS, com 900 mil casos por ano.

Assim, o dia 2 de junho é uma data também para informa-se e reforçar os cuidados com a saúde, principalmente porque, neste período do ano, principalmente nas regiões onde há grandes variações de temperaturas, as doenças respiratórias passam a ser mais comuns. Geralmente, crianças e idosos são os que mais sofrem. A chegada do inverno e a baixa umidade relativa do ar são alguns dos fatores que contribuem para este quadro.



Por olharcidade2@gmail.com 02/06/2018 07:30:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento