Periélio: Terra está mais próxima do Sol neste sábado (4); entenda
O planeta Terra encontra-se no periélio, ou seja, em seu ponto de maior proximidade do Sol neste sábado (4).
Todo ano passamos pelo ponto mais próximo do Sol no mês de janeiro e pelo ponto de maior distância do astro — afélio — em julho.
No entanto, essa diferença não é muito grande, quando comparada a outros planetas, a órbita da Terra é quase circular. O afélio e o periélio tem uma diferença de menos de 2% da distância média entre a Terra e o Sol ao longo de sua trajetória.
Ao atingir seu ponto mais próximo neste sábado, o planeta está a uma distância de cerca de 147,5 milhões de quilômetros do Sol, comparado a 152,6 milhões de quilômetros no ponto mais distante.
A distância do Sol influencia o clima da Terra?
Embora o periélio ocorra durante o verão do Hemisfério Sul, a proximidade do Sol pouco tem a ver com as altas temperaturas deste período — nossos vizinhos do Hemisfério Norte, inclusive, estão passando pelo frio do inverno neste momento.
O que determina as estações do ano e suas diferentes temperaturas é, na verdade, a inclinação do eixo da Terra em cerca de 23,5°.
Ou seja, o verão no Sul (e o inverno no Norte) ocorrem pois o Polo Sul do nosso planeta está inclinado em direção ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam mais diretamente no Hemisfério Sul do planeta e menos diretamente no Hemisfério Norte.
Durante nosso inverno, acontece o contrário: o Polo Norte fica mais perto do Sol e os raios solares incidem mais diretamente no Hemisfério Norte e menos no Sul.
Veja tudo o que se sabe sobre missão da Nasa que vai “tocar o Sol”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Periélio: Terra está mais próxima do Sol neste sábado (4); entenda no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS