12 de Setembro comemora-se Dia do Médico Urologista e Dia Nacional da Recreação

12 de setembro é o 255.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 110 para acabar o ano.

Em 12/09/2018 07:34:00 na sessão Entretenimento

Dia do Médico Urologista

Hoje, 12 de setembro, é comemorado o dia do Urologista. A urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens.

O dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia do Urologista por ser a data de nascimento do médico urologista e grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, aclamado, em outubro de 2005, como patrono da urologia brasileira. Tal homenagem deve-se ao fato de que o ex-presidente JK, após especializar-se nessa área da medicina com o famoso professor Maurice Chevassu, no Hospital Cochin, em Paris, atuou nesse setor, tendo sido chefe do serviço de urologia do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais.

A criação dessa data tem por objetivo contribuir para a conscientização do homem brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário.

Dia Nacional da Recreação


A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados "jardins da infância" onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.



Por Olhar Cidade 12/09/2018 07:34:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento