19 de setembro comemora-se Dia Nacional do Teatro e Dia do Ortopedista

19 de setembro é o 262.º dia do ano no calendário gregoriano (263.º em anos bissextos). Faltam 103 para acabar o ano.

Em 19/09/2018 07:23:00 na sessão Entretenimento

Dia Nacional do Teatro

O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro.

Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área.

A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga.

No Brasil o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa.

Porém, o teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.

No entanto, em meados do século XIX começam a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais, principalmente no gênero cômico.

Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.

Em 19 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, também é celebrado o Dia Nacional do Teatro Acessível".

Dia do Ortopedista

O Dia do ortopedista foi criado em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 19 de setembro de 1935. Os ortopedistas surgiram para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando desenvolver técnicas que ajudem a corrigir algumas deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível.

O médico ortopedista é o responsável por esta complexa especialidade, que abrange cuidados aos ossos, articulações, músculos e ligamentos.

A partir da necessidade, a ortopedia vem se desenvolvendo cada dia mais, tendo como marco o início do século XX, pois a criação dos Raios-X teve muita importância para o desenvolvimento e é uma técnica usada até hoje, que ajuda os profissionais a detectarem e fazerem a correção das partes do corpo que necessitam.



Por Olhar Cidade 19/09/2018 07:23:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento