17 de outubro, confira as datas comemorativas desta quarta-feira

17 de outubro é o 290.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 75 para acabar o ano

Em 17/10/2018 07:21:00 na sessão Entretenimento

Dia da Agricultura

O Dia da Agricultura é comemorado anualmente em 17 de outubro.

Esta data celebra uma das atividades mais antigas da humanidade: a "arte" de cultivar a terra, retirando dos campos alimentos essenciais para a subsistência e manutenção da economia mundial.

O agricultor é o profissional que trabalha com a agricultura.

A agronomia é uma ciência que se dedica exclusivamente em estudar tudo o que envolve os diferentes tipos de solos, plantas e técnicas de agrícolas.

A agricultura é motivo de homenagem em outras datas ao longo do ano, como em 20 de março, considerado o Dia Mundial da Agricultura.

Provavelmente, o dia 17 de outubro também é motivo de celebração por fazer parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre anualmente em 16 de outubro, desde 1945.

Vale lembrar que em 25 de julho também é celebrado o Dia Internacional do Agricultor Familiar.

Dia do Eletricista

O Dia do Eletricista é comemorado anualmente em 17 de outubro.

A data homenageia o profissional técnico e responsável na manutenção e instalação da rede elétrica em residências, empresas e iluminação pública.

Este profissional é importante para garantir o bom funcionamento dos sistemas e equipamentos elétricos, evitando prováveis acidentes.

Origem do Dia da Eletricista

O motivo para que 17 de outubro seja conhecido como o Dia do Eletricista é incerto. Não há relatos ou alguma lei que oficialize a data, mas é comemorado por todos os profissionais do país.

Dia do Eletricista ou Dia do Engenheiro Eletricista?

A razão para o Dia do Eletricista ser 17 de outubro não é certa, mas a origem do Dia do Engenheiro Eletricista tem uma história bastante extensa.

Antes de tudo, não vamos confundir o Eletricista, profissional de nível fundamental ou técnico, com o Engenheiro Eletricista, que é formado no curso de ensino superior de Engenharia Elétrica na Universidade.

O curso de Engenharia Elétrica foi regulamentado em 11 de dezembro de 1933. Não apenas este curso foi oficializado, mas vários outros de engenharia foram abertos no mesmo dia, tornando 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro.

O Dia do Engenheiro Eletricista, no entanto, é celebrado em 23 de novembro, data da fundação do Instituto Eletrotécnico de Itajubá (23 de novembro de 1913).

Apenas com a Lei nº 12.074, de 29 de outubro de 2009 (baseada no projeto de lei nº 2.545, de 2003) a data foi oficializada no Brasil.

Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

O Dia Nacional da Indústria Aeronáutica Brasileira é festejado anualmente no dia 17 de outubro. Este é um dos setores muito desenvolvidos no Brasil, que por vezes é pouco lembrado por nós como sinônimo de qualidade do produto nacional. Por isso não devemos nos esquecer de uma data tão relevante que homenageia esta nossa indústria que é conhecida internacionalmente, sendo referência para muitos países.

História

O dia 17 de outubro foi escolhido como dia da indústria aeronáutica porque foi a data do voo inaugural do biplano Muniz M-7, em 1935, esse foi um marco histórico já que o M-7 foi o primeiro avião a ser produzido no Brasil, de lá para cá, essa indústria vem se desenvolvendo a cada dia, garantindo ao Brasil um lugar de destaque no cenário mundial.

Precisamos destacar que a Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, isso foi fruto de muito esforço e dedicação, hoje a empresa possui uma base global de clientes e importantes parceiros, levando o nome do Brasil como referência para todo o mundo.


Vamos valorizar o produto brasileiro, não vamos deixar em branco essa data tão importante que comemora um seguimento de nossa indústria tão renomado internacionalmente por seu desenvolvimento e qualidade.

Dia do Profissional da Propaganda

O Dia do Profissional da Propaganda é comemorado anualmente em 17 de outubro no Brasil.

Esta data celebra a criatividade, esforço e dedicação dos profissionais formados em Publicidade e Propaganda, que usam de sensibilidade, técnica e astúcia para criar incríveis campanhas publicitárias.

O papel da propaganda é crucial para o desenvolvimento da economia, pois movimenta o mercado e a concorrência, que busca sempre construir o melhor produto para os seus públicos-alvo.

Os propagandistas atuam em todos os meios de comunicação, seja na TV, rádio, jornais, revistas, internet e etc.

Atualmente no Brasil, quem regula as atividades destes profissionais e promove o seu reconhecimento é a Associação dos Profissionais de Propaganda - APP, fundada em 29 de setembro de 1937.

No Brasil, a lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, foi a responsável por regulamentar todos os aspectos da profissão de publicitário e agenciador de propaganda.

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é comemorado em 17 de outubro.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade.

De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de 840 milhões de pessoas continuam sofrendo de fome excessiva entre os anos de 2011 e 2013, em todo o planeta.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos no ano 2000 pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas.

No Brasil, de acordo com estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

Origem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza surgiu a partir de uma iniciativa de Joseph Wresinski, em 17 de outubro de 1987.

Nesta data, Wresinski reuniu cerca de 100 mil pessoas para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria, na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade, no mesmo lugar que foi assinada a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948, em Paris.

Um enorme cartaz foi colocado em frente da Torre Eiffel com os seguintes dizeres: "Onde homens e mulheres estão condenados a viver em extrema pobreza, direitos humanos são violados. Unir-se para fazer com que sejam respeitados é um dever sagrado" (P. Joseph Wresinski).

Como marco da reunião de 1987, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, decretou em 1992 o dia 17 de outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Pobreza Mundial

A pobreza está diminuindo a uma taxa sem precedentes. Em 1990, aproximadamente 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia. Este número reduziu para 21%, mas ainda há muito trabalho pela frente, especialmente no continente africano.

10 países mais pobres do mundo

  • República Centro-Africana
  • República Democrática do Congo
  • Malauí
  • Libéria
  • Burundi
  • Niger
  • Moçambique
  • Eritreia
  • Guiné
  • Madagáscar

Dia da Música Popular Brasileira

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro.

Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.

O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.

Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Origem da Música Popular Brasileira

A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas.

As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades.

No começo do século XX surge o samba e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje.



Por olharcidade2@gmail.com 17/10/2018 07:21:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento