30 de Outubro comemora-se o Dia do Comerciário, Ginecologista, Fisiculturista, Balconista, Merendeira Escolar

30 de outubro é o 303.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 62 para acabar o ano.

Em 30/10/2018 07:34:00 na sessão Entretenimento

Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil.

Oficialmente, esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

Em alguns estados brasileiros, o Dia do Comerciário é feriado estadual para os trabalhadores do comércio. No Rio de Janeiro, por exemplo, a 3ª segunda-feira de outubro é considerada Dia do Comércio, e logo, feriado para quem trabalha no comércio.

Em 2018, o Dia do Comércio no Rio de Janeiro ocorre em 15 de outubro.

Origem do Dia do Comerciário

Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o início do século XX. Naquela época, as condições de trabalho para os comerciantes eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Os "caixeiros", como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.

As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país.

No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

Dia do Ginecologista

O Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra é comemorado anualmente em 30 de outubro.

A data celebra o profissional responsável pelos cuidados, tratamentos e prevenções de doenças no aparelho reprodutivo feminino.

O Médico Ginecologista está presente durante toda a vida da mulher, desde a primeira menstruação - no começo da adolescência - passando pela gravidez, e chegando aos anos da menopausa, quando a mulher deixa de produzir óvulos e menstruar.

O médico responsável por tratar das mulheres grávidas é conhecido por Ginecologista Obstetra. Este profissional também é o responsável em auxiliar as fases de reprodução da mulher, aconselhando os melhores métodos, caso hajam dificuldades para engravidar.

Para atuar na área da Ginecologia, o profissional deve se formar no curso de ensino superior em medicina (aproximadamente de 6 anos) e depois ainda fazer no mínimo 3 anos de especialização na área.

Origem do Dia do Ginecologista

Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Ginecologista ser comemorado em 30 de outubro. O importante e lembrar do importante papel que este profissional desenvolve, ajudando a manter a boa saúde da mulher e da sua gestação.

Dia do Fisiculturista

O Dia do Fisiculturista é comemorado anualmente em 30 de Outubro, no Brasil.

A data tem o objetivo de homenagear o atleta que se dedica a "arte" do fisiculturismo.

O fisiculturismo, que também é conhecido por culturismo, é considerado um esporte de competição, onde os atletas trabalham os músculos do corpo em busca de hipertrofiá-los, ou seja, aumentar a massa muscular o máximo possível.

O objetivo da modalidade esportiva não é testar quem levanta mais peso, mas quem possui a melhor definição dos músculos do corpo.

Nas competições, as apresentações dos fisiculturistas podem ser individuais ou em grupos, a nível de comparação. Um dos nomes mais populares dentro do fisiculturismo é o do ator norte-americano Arnold Schwarzenegger, que segundo a Federação Internacional de Fisiculturismo já foi sete vezes campeão mundial na categoria.

As principais competições podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • Fisiculturismo Júnior: para atletas com menos de 23 anos e que estão no ínicio da carreira;
  • Fisiculturismo Sênio: para atletas com mais de 23 anos e com experiência de carreira;
  • Fisiculturismo Máster: para atletas com níveis musculares bastante elevados;
  • Fisiculturismo Clássico: para atletas que não desenvolvem os músculos ao "extremo", preferindo uma estrutura física mais "leve" e "natural".

Não apenas homens praticam o fisiculturismo. Existem campeonatos especialmente feitos para as mulheres fisiculturistas.

Os treinamentos dos fisiculturistas são bastante exigentes. Uma alimentação equilibrada de carboidratos e proteínas é fundamental para o crescimento muscular, não apenas os exercícios pesados e intensos. Outro fator de extrema importância para esses atletas é o descanso, sendo recomendado no mínimo oito horas de sono por dia, para ajudar no hipertrofiamento muscular.

Não se sabe ao certo a origem do Dia do Fisiculturista, mas são pessoas que merecem os parabéns pelo empenho e dedicação em manter uma disciplina de treinos intensos, com a finalidade de atingir a meta de ser o mais definido corpo na competição.

Dia do Balconista

O Dia do Balconista é comemorado anualmente em 30 de Outubro, no Brasil.

A data homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento. É através dos balconistas ou atendentes que os clientes se comunicam inicialmente com a loja, sendo considerados a "cara" da marca, empresa ou estabelecimento.

O balconista, além de saber informar corretamente e prontamente os clientes sobre todos os produtos e serviços da empresa para qual trabalha, deve ser sempre simpático e atencioso com as pessoas que atende.

São os responsáveis pelo processo final de uma compra, fazendo o controle do caixa.

Origem do Dia do Balconista

A origem do Dia do Balconista está intrinsecamente relacionada com a luta dos comerciários no começo do século XX pela conquista dos direitos trabalhistas.

As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Os "caxeiros", como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.

As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciantes marchando em direção ao Palácio do Governo. A manifestação ficou conhecida como "Passeata dos 5 mil".

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela Presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista.

Em algumas cidades brasileiras ainda se comemora o Dia do Balconista de Farmácia, em 21 de Setembro.

Dia da Decoração

O Dia da Decoração é comemorado anualmente em 30 de outubro, no Brasil.

A data é em homenagem à arte de decorar e aos decoradores, profissionais que são apaixonados por design e arquitetura e, unindo estes dois ramos, transformam e criam espaços com ideias inovadoras e criativas.

Os decoradores são responsáveis por captar o desejo e a personalidade de cada cliente e materializá-la em espaços internos e externos de casas, apartamentos ou escritórios.

Esta data não é destinada apenas à decoradores profissionais, mas à todas as pessoas que tem paixão por decoração, por design e pela beleza de alterar e decorar diversos tipos de espaços físicos, seja em uma residência ou para uma festa temática.

No entanto, em alguns cantos do Brasil também se comemora o Dia do Decorador, em 30 de maio. Esta data é específica para as pessoas que se dedicam profissionalmente na arte de decorar, chamados de Decoradores ou Designers de Interiores.

Não se sabe ao certo quando e como o Dia da Decoração começou a ser comemorado, mas é de extrema importância destacar a arte do trabalho desses profissionais.


Dia da Merendeira Escolar

O Dia da Merendeira Escolar é comemorado em 30 de outubro em algumas regiões do Brasil.

Esta data homenageia as profissionais responsáveis por garantir uma alimentação de qualidade e saudável para centenas ou milhares de crianças e jovens.

Além de manter uma dieta equilibrada para os estudantes, as merendeiras também se esforçam para fazer refeições que despertam o interesse dos alunos.

O Dia da Merendeira Escolar é comemorado em diversas datas diferentes, de acordo com o município ou estado. No entanto, na maioria das instituições de ensino, o dia 30 de outubro é marcado pela celebração do Dia da Merendeira Escolar.

Normalmente, neste dia os alunos preparam cartazes e mensagens de agradecimento às merendeiras. Também podem entregar pequenas lembranças ou cartões como forma de homenagear e reconhecer o trabalho destas profissionais.



Por olharcidade2@gmail.com 30/10/2018 07:34:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento