31 de Outubro é celebrado o Dia das Bruxas - Halloween, Poesia, Saci, Reforma Protestante, entre outros; confira

31 de outubro é o 304.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 61 para acabar o ano.

Em 31/10/2018 07:51:00 na sessão Entretenimento

Dia das Bruxas - Halloween

O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro.

Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween.

Etimologicamente, a palavra "halloween" é derivada da expressão inglesa "hallow evening", que em português significa "noite sagrada".

Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chama-se de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween.

Origem do Halloween

A celebração original era chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão"

Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chama-se de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween.

Origem do Halloween

A celebração original era chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão".

As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal".

As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.

Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos

Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana.

Nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?", em português).

Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma "pegadinha" na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho". Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a "travessura" mais comum durante o Halloween.

Dia das Bruxas no Brasil

O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil trazida a partir da cultura norte-americana em filmes e séries de TV.

No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade.

Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de outubro, constituindo uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.

A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira.

O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.

O dia 31 de outubro remete a data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Atividades para o Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é normalmente celebrado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é normalmente privilegiada.

Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.

Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.

No Pensador você encontra os poemas e poesias dos principais autores da literatura nacional e mundial!

Dia Nacional da Poesia em 14 de março

Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.

Neste caso, a escolha do dia 14 de março foi em homenagem ao escritor Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesta data em 1847. No entanto, o projeto de lei que previa o Dia Nacional da Poesia em 14 de março foi arquivado e nunca oficializado.

Dia do Saci

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro.

A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.

O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.

Origem do Dia do Saci

Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci.

No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializava o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado.

Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional. De acordo com a lei:

"Entendemos que a comemoração anual do "Dia do Saci" permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro".

Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.

Dia do Saci x Halloween

Como dito, o Dia do Saci surgiu como uma alternativa ao Halloween, uma celebração baseada na cultura norte-americana. O objetivo é conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro.

A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que:

"A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, "Dia das Bruxas", nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil - como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial - tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o "Dia do Saci" é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura."

A Lenda do Saci-Pererê

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações.

Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.

A lenda do Saci-Pererê é transmitida ainda hoje de geração em geração nas comunidades rurais do Brasil, principalmente.

O mito ficou conhecido nas grandes cidades do país e internacionalmente graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil.

Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança é comemorado anualmente em 31 de outubro.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar, investindo e pensando na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente.

No atual cenário mundial, onde a maioria das economias são baseadas no capitalismo, os bens materiais, novas tecnologias e os serviços são cada vez mais atraentes e efêmeros, incentivando as pessoas a gastarem mais do que realmente podem (e em produtos "descartáveis").

O consumismo é tão forte e imediatista, que o ato de poupar chegar a ser associado com a avareza, por muitas vezes.

Assim, a proposta do Dia Mundial da Poupança é justamente apontar as vantagens, a médio e longo prazo, de ter algum dinheiro poupado, principalmente para ser utilizado em períodos de dificuldades financeiras.

Origem do Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália, um ano após a sua fundação.

Assim, ficou instituído que o dia 31 de outubro seria destinado à tentativa de conscientizar a da população mundial sobre os benefícios da poupança e as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro podem acarretar para a vida familiar, por exemplo.

No Brasil, no entanto, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933.

Dia da Reforma Protestante

O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro.

A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.

O Dia da Reforma, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha.

Origem do Dia da Reforma Protestante

O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro por ser esta a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha.

A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses.

Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.

Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, o agostiniano traduziu os textos bíblicos para o alemão.

Atualmente, a maioria das igrejas protestantes mudam a data da celebração do Dia da Reforma para que caia no último domingo do mês de outubro, com excessão dos sabatistas, que ainda celebram rigorosamente a data em 31 de Outubro.

Dia da Dona de Casa

O Dia da Dona de Casa ou Dia da Dona do Lar é comemorado em 31 de outubro.

A data (também conhecida internacionalmente como Housewife"s Day) celebra popularmente o trabalho das mulheres (e homens também, claro) que se dedicam a manter a organização e rotinas do lar. Levar as crianças ao colégio, fazer as compras no mercado, cozinhar, passar a roupa, cuidar do jardim... Enfim, são inúmeras as tarefas de uma dona(o) de casa e devemos prestar homenagem a essas pessoas todos os dias!

Origem do Dia da Dona de Casa

Não se sabe ao certo a história sobre a origem do dia da Dona de Casa. O mais provável é que tenha a ver com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por ficar marcada no imaginário das pessoas.

Na cidade do Rio de Janeiro, no entanto, a data foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 5.756, de 16 de junho de 2014, porém não no dia 31 de outubro. As Donas de Casa Cariocas celebram o seu dia em 3 de abril, por decisão do projeto do vereador Marcelo Piuí.



Por olharcidade2@gmail.com 31/10/2018 07:51:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento