Em primeiro lugar, não tem invasão em SP porque não permito, diz Tarcísio

Em evento do agro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que “não tem mais invasão de terra” em São Paulo, porque sua administração não permite.
A fala ocorreu nesta quinta-feira (20), em evento para anúncio de R$ 160 milhões em benefícios para o agronegócio paulista por parte do governo do estado, no Palácio dos Bandeirantes, na capital.
Tarcísio tem investido seu mandato na entrega de títulos de propriedade rural a produtores assentados, em inspiração em política semelhante do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem era ministro.
A ação é alvo de críticas de movimentos, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), por questões como a venda com desconto de terras devolutas a produtores de médio e grande porte.
Por meio de projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o estado pode vender estas áreas públicas não utilizadas pelo Estado a produtores que as ocupam sem ter a titularidade.
Para Tarcísio, o governo está “prevenindo” ocupações ao entregar não só títulos de propriedade, mas fomentando, em paralelo, o cooperativismo e parcerias entre estes produtores e a agroindústria.
“A gente está cuidando do dia de amanhã”, declarou, afirmando querer regularizar a situação de 100% dos assentados em terras devolutas no estado até o final do seu mandato, em 2026.
Na cerimônia, Tarcísio também recebeu uma honraria da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e entregou títulos de regularização fundiária a uma comunidade quilombola de Iporanga, no interior do estado.
Além de empresários e representantes e entidades do agro, estiveram presentes no Palácio dos Bandeirantes políticos, como a ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro e atualmente senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).
Medidas
Sob o nome “Nosso Agro Tem Força” — o mesmo de uma campanha publicitária lançada em 2024 –, Tarcísio anunciou, especialmente, investimentos na recuperação de estradas rurais.
Ao todo, o governo de SP prevê recuperar 1.000 km de estradas rurais, para facilitar o escoamento de produção de pequenos produtores em áreas remotas.
As estradas serão recuperadas pelos municípios, que receberão maquinários do governo do estado para executar os serviços.
O dinheiro vai atender obras, especialmente, em estradas com pontes em madeira, a serem substituídas por estruturas de concreto ou metal.
Para 2025, está previsto que sejam aplicados R$ 45 milhões em obras nestas vias.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em primeiro lugar, não tem invasão em SP porque não permito, diz Tarcísio no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS