Carnaval de SP terá tendas de acolhimento para mulheres, diz secretário

O Carnaval de rua de São Paulo contará com medidas especiais para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres durante as festividades.
Em entrevista à CNN, Morando afirmou que o efetivo policial adotará a política de “tolerância zero” contra qualquer forma de importunação sexual ou assédio. “O carnaval tem que ser uma diversão para todos, especialmente para as mulheres. Não vamos tolerar nenhum excesso”, afirmou o secretário.
Segundo o secretário, o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) estará presente em grande número para atender rapidamente a essas ocorrências.
Operação de segurança para o Carnaval de SP
A capital paulista espera um público de 16 milhões de pessoas durante as três semanas de festividades, que incluem o pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval de 2025.
A prefeitura mobilizou um efetivo recorde de 5.300 guardas civis metropolitanos (GCMs) e 7.300 policiais militares para realizar a segurança dos foliões.
Segundo Morando, o diferencial deste ano é a implementação do programa Smart Sampa, que utilizará 23 mil câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. Além disso, 20 drones serão empregados para monitorar e acompanhar em tempo real os 14 maiores blocos.
“Não haverá pontos cegos. Além das câmeras, que já são 23 mil na cidade de São Paulo, o drone vai estar acompanhando”, explicou o secretário.
O sistema também será capaz de identificar eventuais foragidos da justiça presentes nos blocos, aumentando a eficácia das ações de segurança. Morando alertou: “Se existe alguém condenado e procurado pela justiça, passe o Carnaval fora de São Paulo, porque aqui é lugar de gente do bem”.
Medidas rigorosas contra agressores
Segundo Morando, há uma determinação expressa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para lidar com situações de assédio. “Se mulheres forem importunadas, a ordem é retirar o homem do bloco. Se insistir, será conduzido à delegacia”, explicou.
As autoridades também farão uso de câmeras de segurança para identificar possíveis agressores. Morando assegurou que as imagens poderão ser utilizadas para confrontar denúncias e tomar as medidas cabíveis contra os infratores.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval de SP terá tendas de acolhimento para mulheres, diz secretário no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS