Jovens produtores rurais da Alemanha visitam a Famato e se surpreendem com o agro mato-grossense

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, nesta quinta-feira (20/02), o grupo Landjugend Württemberg-Baden e.V., uma associação independente de jovens produtores rurais da Alemanha. O encontro, realizado no auditório da Famato, proporcionou uma imersão no agronegócio mato-grossense, apresentando dados de produção, iniciativas inovadoras e desafios enfrentados pelo setor.
Na abertura do encontro, o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, deu as boas-vindas ao grupo alemão. “É uma honra receber jovens produtores e poder compartilhar a nossa realidade. Mato Grosso tem um agronegócio pujante e diverso, e este intercâmbio é uma excelente oportunidade para fortalecermos relações internacionais e ampliarmos o conhecimento sobre os desafios e potencialidades do setor.”
Em seguida, Ronaldo Vinha, diretor de Relações Institucionais da Famato, apresentou o organograma institucional e destacou a importância dos sindicatos rurais. “A Famato tem um papel essencial na defesa dos interesses do produtor rural. Nosso trabalho passa por representação política, assessoria jurídica, suporte técnico e a capacitação da mão de obra no campo através do Senar-MT. Os sindicatos rurais são a base desse sistema, garantindo que as demandas do campo sejam levadas para as instâncias de decisão.”
Marcelo Lupatini, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), apresentou as principais iniciativas de capacitação e formação profissional oferecidas pela instituição. “O Senar-MT tem o compromisso de levar educação e assistência técnica ao produtor e trabalhador rural. A Escola Agrícola Ranchão é um exemplo disso, preparando jovens para ingressar no mercado com formação de qualidade. Além disso, nossa Assistência Técnica e Gerencial impacta diretamente a produtividade e a sustentabilidade das propriedades”, disse Lupatini.
Na sequência, o coordenador de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rodrigo Silva, fez a apresentação de dados das principais cadeias produtivas, como soja, milho, algodão e carne, abordando mercados, oportunidades e perspectivas para os próximos 10 anos.
Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub, destacou programas como o AgriHub Conecta, que busca soluções tecnológicas para o agronegócio de Mato Grosso, tomando como base a necessidade real do produtor rural do estado. Além disso, enfatizou a contribuição do programa para a sociedade ao mostrar oportunidades de desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do campo, mencionando também iniciativas como o Sementes da Inovação e o Perfil de Inovação do Produtor de Mato Grosso.
Cleiton Gauer, superintendente do Sistema Famato, encerrou o evento agradecendo a presença do grupo. “Foi um privilégio compartilhar conhecimento com vocês. Estamos de portas abertas para futuras parcerias e novas trocas de experiências. Acreditamos que o fortalecimento do agronegócio passa por conexões globais e pelo aprendizado conjunto.”
Ao final do encontro, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar a carne brasileira, um dos produtos de destaque do agronegócio mato-grossense.
COMENTÁRIOS