Câmara instala Frente Parlamentar para estreitar laços com sudeste asiático

A relação do Brasil com países do sudeste asiático é o foco de uma nova Frente Parlamentar instalada na Câmara dos Deputados.
“A ASEAN é, hoje, o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Vejo, com grande otimismo, a criação da Frente Parlamentar para podermos ampliar as relações internacionais e contribuir com os países do sudeste asiático no diálogo com a sociedade civil e o parlamento brasileiro”, disse o deputado à CNN.
Integram a ASEAN: Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã e Brunei. O bloco reúne uma população de 679 milhões de pessoas e, em 2023, foi responsável por 10% do crescimento do PIB global.
Lula no Vietnã
A iniciativa de criação do grupo no parlamento brasileiro antecede a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Vietnã, país que faz parte do bloco, prevista para o fim de março.
Parlamentares trabalham na intenção de acompanhar a visita presidencial à região.
Lula foi o primeiro presidente brasileiro a visitar o país, em 2008.
No ano passado, o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, participou do G-20, no Rio de Janeiro. Em reunião bilateral, os dois chefes de estado discutiram “a reforma da Organização das Nações Unidas”, de acordo com comunicado do governo brasileiro.
Em 2023, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve em Jacarta, na Indonésia, onde inaugurou a missão do Brasil junto à ASEAN.
Desde então, o governo brasileiro demonstra interesse em investir na relação comercial com os países do bloco. No Palácio Itamaraty, a região é vista como estratégica.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara instala Frente Parlamentar para estreitar laços com sudeste asiático no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS