Até o fim do ano, Confresa deve receber 924 ligações gratuitas do programa Luz Para Todos

O Governo Federal lançou o programa Luz Para Todos, em 2002, deixou o Araguaia de fora

Em 08/02/2019 10:55:00 na sessão Cidades

Nos últimos anos Confresa tem avançado em muitos aspectos, e a energia é um quesito que não fica de fora.

Em entrevista, Evirton Furtado, Coordenador de Demandas Energéticas da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), disse que, ao fazer uma linha do tempo, Confresa e região passaram por um crescimento iminente: "quando eu cheguei no Araguaia, em 2004, as cidades por aqui não tinham quase energia elétrica, era tudo por gerador. Tinham locais nas regiões aqui em volta de Confresa que a energia era desligada por volta de 22h e só retornava no outro dia".

Evirton ainda contou que quando o Governo Federal lançou o programa Luz Para Todos, em 2002, deixou o Araguaia de fora: "quando o governo criou o programa, ele começou o projeto em alguns municípios e o Araguaia ficou de fora, justamente por causa dessa deficiência energética. Você não tinha energia nas cidades, como você poderia levar energia para a zona rural? Então, o Araguaia foi um grande desafio nessa época".

Para ele, por mais difíceis que as situações em um geral andem, aos poucos as soluções chegam, como por exemplo, as estradas, e isso facilita a chegada de uma melhor energia: "Hoje o Araguaia é a região mais bem atendida do Estado de Mato Grosso, está acima da região Norte, Noroeste e Sul, é uma área muito bem atendida pelo programa Luz Para Todos".

A parceria com o governo municipal, em especial, com o atual de Ronio Condão (PSDB), tem sido de extrema relevância para o avanço do programa e das soluções energéticas para Confresa: "foi aprovado há uma semana atrás mais um lote de obras para todo o Estado e Confresa teve muitas obras aprovadas, Confresa é o maior assentamento do Brasil, então não tem como o Governo Federal liberar um lote e não incluir Confresa. Temos que destacar que aqui a gente teve uma parceria muito grande com o governo municipal, a gestão do Dr. Ronio, o apoio também dos vereadores, que foi muito importante para o programa, a Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Agricultura."

Um trabalho de mapeamento das áreas rurais que não possuem energia foi feito e, já foram aprovadas 924 ligações, o que passará de R$ 20 milhões em investimentos para o município de Confresa. Já foram concluídas 350 ligações, e até o fim deste ano, o restante delas será terminado.

Fonte: Olhar Alerta


Por Olhar Cidade 08/02/2019 10:55:00

Mais notícias da sessão: Cidades