Moradores de Altamira protestam contra má condições das ruas e plantam bananeiras em buracos da via

Protesto inusitado busca chamar atenção do poder público. Moradores relatam que convivem com lama, buracos e mosquitos há anos.

Em 25/04/2019 10:34:00 na sessão Cidades

Foto: A voz do xingu

Moradores de Altamira, sudoeste do Pará, encontraram uma forma inusitada de protestar contra a falta de manutenção das ruas: em cada buraco nas vias, um pé de banandeira foi plantado.

"Há cinco anos estamos com a rua desse jeito, praticamente intrafegável. Então a gente teve a ideia de plantar bananeira para chamar atenção do poder público", diz Alan Cardoso, morador do bairro Boa Esperança. Além das árvores, Alan usa um sofá, colocado no meio da via, para alertar transeuntes e motoristas sobre os buracos na rua.

Moradores alegam que a situação piorou após obras para colocar tubulações de água e esgoto na rua. Desde então, não foi feito nenhum serviço de manutenção.

Em busca de reduzir o desconforto, Benedito Santana faz limpeza perto de sua casa, retirando mato e lama. "A rua, além de ser estreita, é cheia de buracos. Não dá para sair. A bicicleta quebra, carro quebra, é mal cheiro 24h, cheio de mosquito. A Prefeitura deveria olhar pro nosso bairro com mais carinho e mais amor", diz.

O protesto com as bananeiras também ocorre na Rua 4, bairro Mutirão. Em nota, a Prefeitura de Altamira alegou que as ruas foram abertas para obras de saneamento e devem ter o asfalto recomposto.

"O município está cobrando da empresa a recomposição do pavimento. A PMA está retomando gradativamente os serviços de pavimentação e recapeamento das ruas, que irão chegar em todos os bairros, mesmo com as intensas chuvas as equipes trabalho já estão atuando nessas demandas", informou.

Fonte: G1 PA 



Por Olhar Cidade 25/04/2019 10:34:00

Mais notícias da sessão: Cidades