Detran registra mais de 1100 multas por uso de celular ou fone de ouvido ao volante no Pará

Dado é referente aos três primeiros meses de 2019. Infração é considerada média e condutor recebe multa de R$ 130,14.

Em 15/05/2019 08:49:00 na sessão Cidades

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) divulgou nesta terça-feira o dado sobre autuações devido ao uso de celular ou fone de ouvido ao volante no estado. Nos três primeiros meses de 2019, 1117 condutores foram multados por utilizarem celulares enquanto dirigiam.

De acordo com o coordenador de planejamento do Detran, Valter Aragão, o condutor tem que ter a o domínio do veículos e das ações a todo o momento.

"A atenção tem que estar voltada não só para a condição da visão dele, mas de uma maneira periférica, do que acontece, antever situações para que ele se antecipe, freie ou desvie. Então é ter o domínio do veículo em todos os sentidos", disse.

Segundo uma pesquisa feita por um grupo de estudo da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, ouvir uma pessoa falando enquanto dirige reduz em 37% a atividade cerebral associada à direção. O índice encontrado indica que o motorista pode cometer um erro tanto quanto uma pessoa que dirige sob influência de álcool.

O artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe o condutor utilizar fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular enquanto dirige. Se for flagrado, o motorista receberá infração média e multa equivalente à R$ 130,14.

Fonte: G1 Pará


Por Olhar Cidade 15/05/2019 08:49:00

Mais notícias da sessão: Cidades