Queimada ameaça atingir reserva ambiental de aproximadamente 180 mil hectares em Marcelândia

O trabalho de combate ao fogo está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros. Foi solicitado apoio ao Exército devido à proporção.

Em 11/09/2019 08:19:00 na sessão Cidades

Foto: Corpo de Bombeiros-MT/ Divulgação

Um incêndio ameaça atingir uma área de preservação ambiental em Marcelândia, a 712 km de Cuiabá. O trabalho de combate ao fogo está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com os bombeiros, o incêndio é de grande proporção e pode atingir a reserva florestal de aproximadamente 180 mil hectares no município.

O incêndio está avançando rapidamente e faz um alerta para o risco e perigo. Ainda não foi possível fazer uma estimativa total da área atingida, mas que aproximadamente 11 mil hectares já foram queimados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no dia 15 de julho, em menor proporção, e depois avançou.

Um vídeo gravado pelos bombeiros mostra o incêndio na terça-feira (9). As chamas são altas e devido ao clima seco avançam rapidamente.

Foi solicitado apoio ao Exército devido às proporções do incêndio. O fogo pode ser visto a quilômetros de distância e ameaça atingir propriedades rurais.

Decreto de emergência

O governo de Mato Grosso decretou situação de emergência por conta das queimadas no estado. A medida foi assinada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na segunda-feira (9) e publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto de emergência com duração de 60 dias permite ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação e autoriza a busca de auxílio do governo federal para enfrentar os problemas.

Fonte: G1 MT 



Por Olhar Cidade 11/09/2019 08:19:00

Mais notícias da sessão: Cidades