Fazendeiro de Guarantã e outros 11 de MT estão na "lista suja do trabalho escravo" divulga pelo MPT

As fazendas estão localizadas em Santo Antônio do Leverger, Confresa, Várzea Grande, São Félix do Araguaia, Itiquira, Poxoréu, Paranaíta, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena e Paranatinga.

Em 15/10/2019 08:19:00 na sessão Cidades

O Ministério Publico do Trabalho (MPT) divulgou neste mês uma lista publicada pelo Governo Federal com a atualização do Cadastro de Empregadores autuados por submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão. De responsabilidade da Secretaria Especial do Trabalho e da Previdência, ligada ao Ministério da Economia, a chamada Lista Suja do Trabalho Escravo conta agora com 190 empregadores, sendo 12 deles de Mato Grosso.
 
Na lista atual, foram incluídos 28 novos estabelecimentos distribuídos por 13 estados. Minas Gerais é o estado com maior número de novos empregadores, com o acréscimo de quatro estabelecimentos, todos produtores de carvão vegetal. Produtores de banana e de café também representam maioria entre os infratores mais recentes.
 
Para o vice-coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), o procurador do Ministério Público do Trabalho Italvar Filipe de Paiva Medina, a lista é uma das mais importantes conquistas do estado brasileiro no combate e na prevenção do trabalho escravo.
 
"Ela também é um importante instrumento para a promoção do consumo consciente e sustentável, uma vez que está disponível para consulta por qualquer cidadão, que pode ter ciência de quais são os empregadores que exploram o trabalho escravo no país", explica Italvar Filipe.
 
Apenas no Estado de Mato Grosso existem 12 empregadores com nome incluído na lista. A publicação deve ser atualizada a cada semestre, conforme previsto na Portaria Interministerial nº 4 de 11 de maio de 2016, do Governo Federal. Veja a lista completa pelo link.
 
Veja os nomes dos empregadores de MT incluídos:
 
Antônio Carlos Zanin - Fazendas Flexas e Piuva, Rod. BR 163, km 70, Santo Antônio do Leverger/MT
 
Carlos Alberto Bento - Sítio dos Cabritos, Zona Rural, Confresa/MT
 
Ednei Rodrigues Pimenta - Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Rod. BR 348, Km 486, zona rural, Espinhaço, Várzea Grande/MT
 
Elimar Barros Ribeiro - Fazenda Nossa Senhora Aparecida, rodovia BR-080, km 131, zona rural, São Félix do Araguaia/MT
 
Frares Comércio de Madeiras Ltda EPP - Fazenda cachoeira, rodovia BR 299, km 66, zona rural, Itiquira/MT
 
Hélio Cavalcanti Garcia - Fazenda Rio Dourado/Rod. MT 383, Paraíso do Leste sentido Jarudore, 6 km, Poxoréo/MT
 
Lucas Willian Frares - Fazenda Cachoeira, Rod. BR 299, km 66, direita, 6 km, Itiquira/MT
 
Natal Bragatti - Fazenda Bragatti III, Gleba Mandacaru, zona rural, Paranaíta/MT
 
Paulo Roberto Cândido - Fazendas 3P e Beira Rio, estrada de acesso ao Vale do XV, Gleba Iriri, zona rural, Guarantã do Norte/MT
 
Rio Pocinho Mineradora EIRELI/ME - Fazenda Ariranha e Fazenda Flor da Mata, zona rural, Nova Santa Helena/MT

Santa Laura Vicuña/Fazendas Reunidas Ltda - Fazenda Santa Laura Vicuña, estrada do Rio do Fogo, Gleba Cabloco, Nova Santa Helena/MT
 
Tauá Biodiesel Ltda - Fazenda Eucaflora, Rod. MT 130, km 45, Estrada de Santarém, 45 km, Paranatinga/MT

Fonte: Olhar Direto



Por Olhar Cidade 15/10/2019 08:19:00

Mais notícias da sessão: Cidades