25 candidatos e 60 eleitores foram detidos nas eleições em MT

Os 25 candidatos e os 60 eleitores foram detidos provisoriamente por suspeita de terem praticado algum tipo de irregularidade, como boca de urna ou compra de votos.

Em 04/10/2016 08:26:00 na sessão Eleições 2016

Foto: Divulgação

Um balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso (TRE-MT) apontou que 25 candidatos e 60 eleitores foram detidos durante as eleições municipais deste domingo (2). Os dados foram divulgados pelo diretor-geral do órgão, Felipe Biato.

Segundo o TRE-MT, em geral, foram registradas aproximadamente 113 ocorrências em diversas naturezas. Os 25 candidatos e os 60 eleitores foram detidos provisoriamente por suspeita de terem praticado algum tipo de irregularidade, como boca de urna ou compra de votos. Todos serão investigados.

Conforme o diretor-geral, as 113 ocorrências tem relação com casos de boca de urna, onde são flagradas propagandas nos locais de votação, indícios de compra de voto e transporte ilegal de eleitores para os locais onde votariam.

Em geral, o TRE-MT avalia a eleição como positiva. “O tribunal tinha se comprometido a garantir a segurança e a confiabilidade das eleições e, ao mesmo tempo, entregar o resultado em melhor tempo possível. Tivemos as eleições transcorrendo na mais absoluta normalidade, com algumas ocorrências pontuais. Não houve nenhum indício de fraude nas urnas e até as 21h já tínhamos fechado 99,7% das urnas”, afirmou Biato.

O TRE-MT abriu investigações para apurar as situações em que os 25 candidatos foram detidos. Um balanço final sobre as eleições ainda deve ser divulgado nesta segunda-feira. Em relação aos santinhos e panfletos, o TRE percebeu que houve um menor número de material despejado durante as eleições.

“Na nossa avaliação houve uma melhora significativa em relação a pleitos anteriores, a prática ainda é usada pelos candidatos. Colhemos algumas provas e vamos começar as investigações para saber o que a gente pode fazer para punir os candidatos”, finalizou o diretor-geral.



Por G1 MT 04/10/2016 08:26:00

Mais notícias da sessão: Eleições 2016