Seja bem-vindo
Matupá,07/09/2024

  • A +
  • A -

Em Mato Grosso mais de 2.600 famílias terão energia pelo programa Luz para Todos

Até o fim de 2024 serão 2.600 mil famílias ribeirinhas e indígenas abastecidas com energia limpa e sustentável em casa


Em Mato Grosso mais de 2.600 famílias terão energia pelo programa Luz para Todos
Publicidade

Até o fim de 2024, cerca de 2.600 famílias indígenas e ribeirinhas de Mato Grosso serão beneficiadas pelo Programa Luz para Todos – Amazônia Legal. A iniciativa visa levar energia limpa, utilizando placas solares e baterias, para regiões remotas onde é inviável instalar redes elétricas convencionais.

Publicidade

O sistema, desenvolvido pela Energisa, já foi implantado em áreas do Pantanal, Cerrado e Amazônia. Rogério Fernandes, gerente de construção e manutenção da Energisa, destacou a importância do projeto, que substitui geradores a combustão, reduzindo a emissão de gás carbônico.


O programa, que atende famílias de baixa renda, pequenos produtores e comunidades indígenas, é realizado em parceria com o Governo Federal e abrange estados da Amazônia Legal. Para o cacique da aldeia Ilha Grande, Siranho Kayabi, a chegada da energia trouxe mudanças significativas:

"A chegada da energia na nossa aldeia mudou a nossa vida," afirmou.


A coordenadora regional da serra do Xingu, Iré Kayabi, ressaltou a dignidade e a qualidade de vida que o programa proporciona:

"Levar luz aos povos indígenas também é levar mais dignidade e qualidade de vida. Ter energia nas aldeias 24 horas é um avanço," disse ela.


Mayke Matipu, indígena de Querência, enfatizou a segurança alimentar proporcionada pelo acesso à energia:

"Com energia, conseguimos ter um freezer e assim armazenar alimentos por mais tempo. Isso nos dá tranquilidade e a certeza de ter comida disponível," comentou.



Rosivaldo Charles de Alencar, supervisor de equipe, expressou seu orgulho em participar do projeto:

"Para mim, é um orgulho fazer parte desse projeto. Sei que estamos beneficiando muitas famílias com energia limpa e renovável. Espero que alcance muitas mais famílias," disse ele.


As regiões de Mato Grosso atendidas pelo programa incluem Barão do Melgaço, Barra do Garças, Brasnorte, Campinápolis, Comodoro, Juína, Novo São Joaquim, Poconé, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Sapezal, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Paranatinga, Querência, São Félix do Araguaia e São José do Xingu.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.