Saúde de Matupá realizou Caminhada Contra a Dengue, Zika e Chikungunya

A saída aconteceu do Ginásio de Esportes seguindo pelas Avenidas Victor Fidelis Donini e Interpeninsular.

Em 05/12/2016 11:49:00 na sessão Você Reporter

Foto: Leonardo Yamate

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado (03) a Caminhada Contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Participaram do evento o Clube de Desbravadores, Agentes de Combate a Endemias, Banda Municipal, Leo Clube, Polícia Militar, Voluntários e Parceiros.

A saída aconteceu do Ginásio de Esportes seguindo pelas Avenidas Victor Fidelis Donini e Interpeninsular. Na oportunidade foram distribuídos panfletos orientativos sobre os cuidados, prevenção, eliminação dos focos, sintomas e tratamento das doenças ocasionadas pela picada do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Ele tem menos de um centímetro, é de cor café ou preta e apresenta listras brancas no corpo e nas pernas.

Ao longo da caminhada os comércios, empresas e estabelecimentos foram visitados com objetivo de chamar a atenção de toda comunidade para uma ação de prevenção continuada de combate ao mosquito aparentemente inofensivo, mas que pode levar a morte e causar graves seqüelas.

"É importante esclarecer e lembrar que não existe tratamento específico para a dengue, zika vírus e chikungunya, só para os sintomas da doença (tratamento sintomático). A forma mais eficaz de eliminá-la é fazer a nossa parte e prevenir a multiplicação do mosquito nos bairros e comunidades", disse a Secretária de Saúde, Meyre Aparecida Assunção.

Algumas Dicas:

Não deixe água parada em baldes, calhas, garrafas, ralos, vasos, tanques, pneus velhos ou recipientes de qualquer natureza.

Tampe por completo caixas d'água, tonéis, cisternas ou qualquer depósito doméstico.

Participe e dê uma lição de cidadania participando da Mega Operação contra a dengue, zika vírus e chikungunya. Faça sua parte e converse com vizinhos, familiares e amigos sobre a doença.



Por Olhar Cidade da Redação 05/12/2016 11:49:00

Mais notícias da sessão: Você Reporter