Dilmar quer inclusão de mamografia na Caravana da Transformação

Visando ampliar os atendimentos disponibilizados à sociedade, o deputado Dilmar Dal" Bosco (DEM) apresentou indicação ao governador Pedro Taques solicitando a inclusão da mamografia nesse evento.

Em 22/02/2017 07:12:00 na sessão Cidades

Foto: Divulgação

Consultas médicas, exames e operações de pequeno porte são alguns dos serviços oferecidos pelo governo de Mato Grosso na Caravana da Transformação, que, em menos de um ano, já executou 11.112 procedimentos cirúrgicos. Visando ampliar os atendimentos disponibilizados à sociedade, o deputado Dilmar Dal" Bosco (DEM) apresentou indicação ao governador Pedro Taques solicitando a inclusão da mamografia nesse evento. 

O parlamentar justifica que o mamógrafo é um equipamento extremamente complexo, caro e de difícil manutenção, motivos pelos quais poucos municípios de Mato Grosso possuem. Tal fator corrobora para que o procedimento esteja entre os mais procurados por mulheres na faixa etária entre 40 e 60 anos, que se aglomeram em busca do Sistema Único de Saúde (SUS).

"O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, ele representa 25% dos novos casos da doença no Brasil. Nosso objetivo é ampliar a oferta do rastreamento desse mal. A detecção precoce do câncer de mama é a principal arma para cura", argumentou Dilmar, exemplificando que a mamografia móvel é um dos serviços oferecidos pela Carreta do Hospital de Câncer de Barretos.

Desde a sua implantação, em julho de 2016, a  Caravana da Transformação já percorreu os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana e Jaciara. Os serviços que compõem os atendimentos médicos integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e dispõem de uma grande estrutura, formada por profissionais especializados e unidades móveis adaptadas à realização de procedimentos oftalmológicos, diagnósticos, vacinação e cirurgias.

Entre as especialidades oferecidas estão: cirurgia geral, ginecologia, dermatologia e cardiologia. A cidadania também é uma missão deste programa. Emissão de documentos, orientação sobre mercado de trabalho e assessoria jurídica são algumas das ações realizadas.

Fonte: Assessoria 



Por Leidielly Lima 22/02/2017 07:12:00

Mais notícias da sessão: Cidades