Águas de Matupá lança programas socioambientais em escolas da rede pública

A iniciativa, realizada pela Águas de Matupá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem a meta de levar informações sobre a importância do saneamento para a conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Em 14/03/2017 10:48:00 na sessão Cidades

Alunos das escolas municipais Jane Pereira Lopes e Mundo Encantado da Criança receberam na última semana palestras de educação socioambiental do Programa Saúde Nota 10. A iniciativa, realizada pela Águas de Matupá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem a meta de levar informações sobre a importância do saneamento para a conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

As palestras atenderam cerca de 770 estudantes e é apenas uma das etapas do projeto, que inclui também a realização de um concurso cultural que premiará as melhores frases, desenhos e redações sobre o tema "Água e esgoto tratados: saúde para todos". No encerramento do projeto, as escolas receberão uma apresentação teatral que, de forma lúdica e divertida, ensinará os alunos que atitudes simples podem contribuir para a preservação do meio ambiente e da cidade onde vivem. 

Para a estudante Aline Pereira, 14 anos, a palestra reforça que nossos hábitos podem ajudar a preservar o meio ambiente. "Todos nós devemos preservar a água porque um dia ela pode acabar. Se tomarmos uma atitude agora ainda podemos prevenir a escassez da água", comenta a estudante. Já o aluno Gabriel da Silva, 12 anos, disse que o uso de fossas é prejudicial para o lençol freático. "A fossa pode contaminar o solo e isso é ruim para saúde. E para não desperdiçar água, não podemos ficar muitas horas no chuveiro", ressalta.

A diretora da Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, Noeli Silvino dos Santos Caioni, destaca que as palestras reforçaram o conteúdo sobre saneamento e preservação ambiental que é aplicado em sala de aula durante o ano letivo. "Os estudantes gostaram muito. Acreditamos que as atividades do Saúde Nota 10 irão estimular ainda mais os alunos a adotar práticas conscientes que beneficiam a todos nós e o meio ambiente".

As ações socioambientais da Águas de Matupá envolvem ainda a realização do Programa Sanear é Viver nas escolas. Os docentes são convidados a desenvolver planos de aula sobre assuntos relacionados ao saneamento básico. Os melhores trabalhos com aplicabilidade em sala de aula receberão uma premiação.

Fonte: Assessoria



Por Leidieli Lima 14/03/2017 10:48:00

Mais notícias da sessão: Cidades