Matupá,16/09/2024

Cientistas explicam como colágeno de dinossauros resistiu por milhares de anos

Cientistas explicam como colágeno de dinossauros resistiu por milhares de anos

O colágeno é uma proteína encontrada naturalmente nos seres humanos e em outros animais, presente em ossos e no tecido conjuntivo. Mas os cientistas tinham dificuldade em explicar como essa proteína consegue sobreviver durante tanto tempo, presente em fósseis de dinossauros de até 195 milhões de anos de idade.

O tempo de meia-vida (tempo necessário para que uma quantidade de matéria seja reduzida à metade) das ligações peptídicas que mantêm as proteínas unidas é de 500 anos. O diferencial das ligações do colágeno está em uma interação especial ao nível atômico que defende a proteína de moléculas de água — impedindo que a água quebre as ligações através de hidrólise.

O estudo que descobriu esta peculiaridade do colágeno foi publicado no períodico ACS Central Science na quarta-feira (4).

A resistência às moléculas de água ocorre graças a um par de elétrons do grupo carbonila de uma ligação peptídica é compartilhado com o grupo carbonila de outra ligação peptídica vizinha. Como essas duas ligações se tornam “unidas” pelo par de elétrons, a água não consegue entrar na estrutura do colágeno e romper a ligação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cientistas explicam como colágeno de dinossauros resistiu por milhares de anos no site CNN Brasil.