Seja bem-vindo
Matupá,18/09/2024

  • A +
  • A -

Comitê do governo recomenda fim de benefícios para termelétricas, mais caras e poluentes

jornaldematogrosso.com.br
Comitê do governo recomenda fim de benefícios para termelétricas, mais caras e poluentes
Publicidade

Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap) afirmou não haver como mensurar o valor dos benefícios tributários concedidos e destacou impacto ambiental. Onda de calor obriga governo a importar energia e a ligar termelétricas

O Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap) recomendou ao governo encerrar os benefícios tributários para usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

Publicidade

A medida faz parte do ciclo avaliativo de políticas públicas de 2023 e 2024, concluído nesta sexta-feira (13). O Cmpa é ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável por levantar aprimoramentos para programas em execução pelo governo federal.

A recomendação para encerrar os benefícios às usinas termelétricas é uma das políticas recomendadas nesse ciclo avaliativo.

Em nota no último dia 6, o conselho afirma que não há como mensurar o valor dos benefícios concedidos e destaca o impacto ambiental das usinas.

Entenda os subsídios

Segunda maior termelétrica do Brasil conta com três turbinas: duas à gás e uma à vapor

Divulgação/GNA

Por conta da crise hídrica de 2001, quando houve racionamento de energia, o governo decidiu zerar os impostos federais PIS e Cofins na compra de gás natural e de carvão mineral por usinas do Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT).

Segundo o Cmad, desde a concessão do benefício, a renúncia de receita do governo aumentou até 2015 – quando ficou estável em cerca de R$ 600 milhões.

O conselho afirma que, no entanto, o valor da eletricidade não vinha sendo afetado pelo subsídio. Ou seja, a renúncia fiscal não resultava em energia mais barata.

Depois, em 2021, a Receita Federal mudou a forma de cálculo da isenção fiscal e diminuiu o benefício para cerca de R$ 24 milhões em 2023.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.