Seja bem-vindo
Matupá,18/09/2024

  • A +
  • A -

Incêndio no Parque Nacional de Brasília tem risco de se espalhar, diz ICMBio

cnnbrasil.com.br
Incêndio no Parque Nacional de Brasília tem risco de se espalhar, diz ICMBio
Publicidade

O incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília no último domingo (15) segue com focos ativos e com risco de se espalhar, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).


Publicidade
Em entrevista a jornalistas, o coordenador de manejo do fogo integrado ICMBio João Paulo Morita afirmou que há 93 combatentes em campo, divididos em frentes, para evitar que o fogo se alastre. Até então, 700 hectares do parque foram destruídos.


Morita afirmou ainda que há uma “probabilidade grande” de que o incêndio tenha sido criminoso. “É uma hipótese bem grande. Não houve nuvens por aqui e a única forma de incêndio natural é por ignição de raio”, disse.


A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as possíveis causas da queimada.


Segundo o ICMBIO, o incêndio também atingiu matas de galeria que protegem cursos d’água e, apesar de ainda não terem encontrado animais mortos, a chance é de que há fauna afetada.


Um reforço nas equipes de combate deve ser enviado nesta tarde, inclusive combatentes da região da Chapada dos Veadeiros.




Qualidade do ar


O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, afirmou a jornalistas que houve uma piora inicial na qualidade do ar de Brasília em razão de uma “calmaria nos ventos”, que deixou a fumaça estagnada na cidade.


Com o amanhecer e a volta dos ventos, porém, a névoa se dissipou e os índices de qualidade melhoraram.


Segundo a agência suíça IQAir, o índice da qualidade do ar nesta segunda na capital é de 81, considerado moderado. A recomendação, principalmente para grupos de risco é evitar atividades físicas ao ar livre, usar máscaras em áreas externas e beber bastante água.


A Universidade de Brasília (UnB) e escolas próximas ao Parque Nacional cancelaram as atividades nesta segunda-feira.


Nemer afirmou que terá reunião nesta tarde com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar das queimadas.


Segundo ele, dentre as demandas a serem discutidas está a importância de se ter um efetivo de brigadistas destinado ao combate de incêndios durante todo o ano, e não somente no período de seca.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndio no Parque Nacional de Brasília tem risco de se espalhar, diz ICMBio no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.