Seja bem-vindo
Matupá,23/09/2024

  • A +
  • A -

Ariranhas se unem e intimidam onça-pintada em disputa por território no Pantanal de MT; vídeo

g1.globo.com
Ariranhas se unem e intimidam onça-pintada em disputa por território no Pantanal de MT; vídeo
Publicidade


Biólogo explica o comportamento das ariranhas e o embate entre as duas espécies de predadores. Ariranhas se unem e intimidam onça-pintada em disputa por território no Pantanal de MT
Sempre que os caminhos das ariranhas e onças-pintadas se cruzam em meio ao Pantanal mato-grossense, é um espetáculo à parte na natureza. Desta vez, um grupo de ariranhas se uniu para intimidar uma onça-pintada às margens do Rio Cuiabá, na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km da capital, nessa sexta-feira (20) (assista acima).
Nas imagens, é possível ver o grupo cercando o felino e gritando para espantá-lo do local, mas afinal, o território pertence a quem? O biólogo e guia de turismo responsável pelo registro, João Biagini, explicou ao g1.
"A onça se chama Tango, é uma fêmea filhote da onça Pollyanna, ela estava deitada na beira do rio e as ariranhas estavam checando o território delas, aí aconteceu essa interação. No entanto, aquele lugar é conhecido como território da Pollyanna", relatou.
Segundo o biólogo, Tango tem cerca de 2 anos, ele explicou também, que esse comportamento das ariranhas é comum, no entanto o embate entre as duas espécies é raro, já que ambas são predadoras.
"As ariranhas sempre chegam em grupo às margens do rio, atrás de onças, que são os únicos predadores delas. As ariranhas também fazem isso porque a toca delas é na beira do rio, normalmente em buracos", informou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em registros semelhantes, é possível ver que a onça é 'derrotada' na maioria das vezes. Como nesse outro vídeo feito pelo biólogo Marcos Adevino, no ano passado. Um grupo de ariranhas expulsou uma onça-pintada que tentava entrar no rio, no Parque Estadual Encontro das Águas.
Ariranhas disputam território com onça-pintada no Pantanal de MT
Apesar do encontro entre esses predadores ser recorrente, neste ano o guia e biólogo, Renan Demétrio conseguiu registrar uma cena rara, a onça Patrícia capturou um filhote de ariranha durante uma caçada, no Rio São Lourenço, também na região de Porto Jofre.
Onça-pintada conhecida como Patrícia captura filhote de ariranha
O gestor ambiental Ailton Lara, explicou que raramente uma das espécies sai machucada nessa disputa, onde um tenta intimidar o outro.
"Elas vivem nos mesmos rios e florestas. As ariranhas costumam andar em grupos e, mesmo sendo menores que as onças, sabem se defender bem, como nesse caso", exemplificou.
Ariranha, a maior lontra do mundo
Ariranha pantaneira durante 'banho de sol' em MT
Bruno Gargaglione
Existem 13 espécies de lontra no mundo e a ariranha é considerada a maior delas, segundo pesquisadores.
De acordo com engenheiro florestal, Eldile Edson de Oliveira, a ariranha é rara e encontrada apenas na América do Sul. "Ao contrário de outras lontras que podem ser encontradas na América do Norte, Europa, Africa e Ásia", explicou.
Segundo Eudile, a ariranha macho pode pesar até 45 kg e medir 1,80 metro. Já a fêmea é menor, pode chegar até 1,70 metro e pesar no máximo 30 kg.
A ariranha tem pelagem castanha com manchas brancas na região do peito que auxiliam os pesquisadores a identificar cada espécie.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.