Matupá,04/10/2024

Cientistas fazem mapeamento completo do cérebro de animal pela primeira vez

Cientistas fazem mapeamento completo do cérebro de animal pela primeira vez

Cientistas conseguiram mapear pela primeira vez o cérebro completo de um animal que pode andar e enxergar — uma mosca-das-frutas (a Drosophila melanogaster). Os dados obtidos podem ajudar em futuras pesquisas para descobrir como os circuitos neurais de outros seres vivos funcionam.

Em um órgão de apenas um milímetro de largura, foram estudados 139.255 neurônios que deram origem aos diagramas da fiação de cada um deles e registradas 50 milhões de conexões.

“As moscas podem realizar vários tipos de atividades complexas, como caminhar, voar, se orientar, e os machos cantam para as fêmeas. Diagramas de fiação cerebral são um primeiro passo para entender tudo o que nos interessa — como controlamos nossos movimentos, atendemos o telefone ou reconhecemos um amigo”, comentou Gregory Jefferis, do MRC Laboratory of Molecular Biology e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O mapeamento foi feito por uma colaboração internacional de cientistas, a FlyWire Consortium, que inclui 76 laboratórios e 287 pesquisadores em todo o mundo, além de voluntários, e os resultados das análises foram publicados na revista Nature nesta quarta-feira (2).

Os dados foram colocados em um banco público e gratuito para permitir o desenvolvimento de outras pesquisas por meio do mapeamento dos neurônios da mosca-das-frutas. Foram obtidos 100 terabytes de imagens de 140.000 neurônios e informações de 50 milhões de conexões entre eles.

“No futuro, esperamos que seja possível comparar o que acontece quando algo dá errado em nossos cérebros, como em condições de saúde mental”, disse Mala Murthy, da Universidade de Princeton, uma das colíderes da pesquisa.

Com as informações, os cientistas descobriram que cerca de 0,5% dos neurônios possuem variações que podem causar conexões incorretas — o que pode ser pesquisado no futuro para identificar se essas mudanças estão ligadas à individualidade ou a distúrbios cerebrais.

Adaptação de ursos polares ao frio aconteceu antes do que se pensava

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cientistas fazem mapeamento completo do cérebro de animal pela primeira vez no site CNN Brasil.