Cenipa está no México investigando incidente em Aerolula
Dois militares do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) chegaram ao México para apurar o que ocorreu com o avião presidencial que teve um incidente na terça-feira (1). Segundo apurou a CNN, não há prazo para um relatório preliminar sobre o incidente com a aeronave. Além dos investigadores do Cenipa, dois mecânicos que estavam no avião estão trabalhando para identificar a falha. Dependendo do resultado da perícia, a FAB poderá realizar reparos no avião, como a substituição de peças, diretamente na Cidade do México, se necessário.
Avião sofreu anomalia técnica após a decolagem
Na nota, o comandante da Aeronáutica também disse que a aeronave experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, “resultando em alta vibração em uma das turbinas”. O avião em que estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou problemas técnicos no motor logo após decolar da Cidade do México. A aeronave tinha como destino Brasília. A partir disso, o avião precisou retornar. Entretanto, por estar com o tanque cheio, não foi autorizado a pousar. Para esvaziar o tanque de combustível, a aeronave realizou sobrevoos próximo ao aeroporto. A prática de sobrevoo é considerada comum na aviação. O piloto fica dando voltas para gastar querosene e, dessa forma, garantir a segurança do pouso não programado. Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o tanque precisa ser esvaziado para diminuir o peso do veículo. Em alguns casos, os aviões despejam querosene no ar para acelerar esse processo. Isso evita o chamado pouso tipo “overweight” – um procedimento que pode provocar enrugamento de chapas e painéis devido ao movimento de flexão das asas cheias de combustível no momento do toque “duro” na pista, bem como dos painéis dos motores, das pernas do trem de pouso e dos pneus. https://stories.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-por-que-o-governo-quer-retomar-o-horario-de-verao/
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